segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DA LAGOA DO BATOQUE É LANÇADO OFICIALMENTE


Mesa de abertura durante o hino nacional - seguindo a ordem da direita para esquerda: Francielma Alves - Diretora da Associação Comunitaria dos Moradores do Batoque; Eason Ferreira - Assesoria de Comunicação do IBAMA/CE; Francisco Cabral - Secretário de Meio - Ambiente da Prefeitura de Aquiraz; Marcel Régis - Chefe da Reserva Extrativista do Batoque/ICMBio; Carla Marcon - Coordenadora da Regional VI do ICMBio; Thaís Dutra - Gestora de Projetos da Petrobras.

O projeto “Recuperação da Lagoa do Batoque”, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, foi lançado oficialmente, no último dia 12 de maio, na Escola Municipal do Batoque. Na abertura, estiveram presentes membros da Petrobrás, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Secretaria do Meio Ambiente, representando a Prefeitura de Aquiraz, além dos moradores e líderes da Associação Comunitária da Reserva Extrativista (RESEX) do Batoque.

Na cerimônia, a Orquestra de Música de Aquiraz tocou o Hino Nacional ao som de flautas e o coral cantou o Hino de Aquiraz.  Logo após, houve o pronunciamento dos envolvidos na ação e a apresentação oficial do Projeto “Recuperação Lagoa do Batoque”, ministrada pelo coordenador, Carlos Piffero. A cerimônia contou ainda com a apresentação cultural dos jovens do Batoque, que mostraram, através de uma peça teatral, o descaso da população com a natureza. O evento foi encerrado com um coquetel de comidas típicas da região.
Entrevista com Thaís Dutra - Gestora do Projeto
Entrevista com Carlos Piffero - Coordenador do Projeto


O PROJETO

O projeto “Recuperação Lagoa do Batoque” irá promover ações para a recuperação ambiental da Lagoa, durante 18 meses, utilizando técnicas de Permacultura (cultura permanente). Será realizada uma série de atividades, tais como a construção de 80 canteiros bio-sépticos em residências da comunidade próximas à lagoa; cursos de Educação Ambiental, focando a conservação de recursos naturais, a sensibilização e o envolvimento coletivo dos moradores da região; a revegetação de 10 hectares de mata ciliar da lagoa, pelo plantio de 25.000 mudas de espécies nativas; e a realização de cursos para produção local de adubo, utilizando uma técnica conhecida como compostagem.

As ações do projeto possibilitarão a recuperação do principal recurso hídrico superficial da RESEX, conscientizando a comunidade quanto à importância da conservação do meio ambiente, e, dessa forma, garantindo a melhoria da qualidade de vida local.
Alunos da Escola de Ensino Fundamental de Batoque.

Palestra de apresentação do Projeto de Recuperação da Lagoa do Batoque proferida pelo Coordenador do Projeto.


Projeto “Recuperação da Lagoa do Batoque”
Mais informações: (85) 9929.6788

Um comentário:

  1. Olá, eu sou Rebeca, aluna de Ciencias Biologicas. Eu e o meu grupo estamos elaborando um projeto para o batoque. Gostaria de ter algumas informações sobre a área do Batoque. Seria possível me passar algumas informaçoes?
    Obrigada!

    ResponderExcluir