terça-feira, 17 de maio de 2011

CURSO DE INTRODUÇÃO A PERMACULTURA E CAPACITAÇÃO EM CONSTRUÇÃO DE CANTEIROS BIO-SÉPTICOS.


A Permacultura, cultura permanente, atua como um sistema de planejamento baseado em éticas e princípios que podem ser utilizados para criar e gerir sistemas humanos realmente sustentáveis. Surgiu na década de 1970, na Austrália, concebida inicialmente pelos pesquisadores Bill Mollison e David Holmgren. Desde então, o conceito tem sido adotado e desenvolvido por uma rede de ambientalistas, agricultores orgânicos e Ecovilas, por todo o mundo. Muitas das soluções encontradas pelos Permacultores representam contribuições valiosas para áreas como a de habitações, saneamento, manejo da água, energia e recuperação de áreas degradadas.
Uma tecnologia de domínio público utilizada pela Permacultura, implantada primeiramente no Brasil pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, é o canteiro bio-séptico. Ele tem sido utilizado com sucesso em outras comunidades cearenses, como a comunidade de Icapuí, no Ceará, através do projeto “De olho na água”, o qual vem trazendo benefícios a população local e para o meio ambiente. Trata-se de um sistema completo, o qual associa digestão anaeróbica (sem a presença de oxigênio) a um canteiro séptico que digere toda a matéria orgânica na zona de raízes das plantas em conjunto com microrganismos aeróbicos (com a presença de oxigênio). A água é evapotranspirada, eliminando totalmente qualquer tipo de resíduo, além de produzir biomassa viva, inclusive frutos.
O curso ocorrerá nos dias 20 a 22 de maio de 2011 e tem como objetivo capacitar membros da comunidade, através dos princípios e ética da Permacultura e sobre a construção de canteiros biosépticos, criando o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem a inserção dessas pessoas como atores de mudanças locais. O curso faz parte das ações do Projeto de Recuperação da Lagoa do Batoque, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, e conta com apoio do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido (NEPPSA), da Universidade Estadual do Ceará, e da Fundação Brasil Cidadão. Durante o curso está prevista uma visita a Icapuí, Projeto “De olho na água”, nos locais de implantação dos canteiros bio-sépticos, além da implantação de um canteiro na Associação Comunitária de Moradores do Batoque.
Durante essas atividades esperamos capacitar os participantes da comunidade local para que estes conheçam os conceitos e tecnologias utilizadas pela Permacultura e para que possam estar preparados para construírem os 80 canteiros bio-sépticos previstos no projeto, proporcionado a melhoria da qualidade ambiental da Lagoa do Batoque, dando oportunidade de renda, propiciando a produção de alimentos em pequena escala à comunidade ribeirinha e os estimulando a lutar pela conservação da Reserva Extrativista do Batoque.
CÂMARA, C. P

Nenhum comentário:

Postar um comentário