quarta-feira, 20 de abril de 2011

Projeto "Recuperação da Lagoa do Batoque/Aquiraz-CE"


Lagoa do Batoque

  A Associação Comunitária dos Moradores do Batoque da Reserva Extrativista (RESEX) do Batoque/ICMBio, localizada no município de Aquiraz-Ce, foi contemplada, por seleção pública de projetos em 2010 pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Ambiental. O projeto aprovado “Recuperação da Lagoa do Batoque, Aquiraz-Ce” visa promover ações para a recuperação ambiental da Lagoa utilizando técnicas de Permacultura (cultura permanente). Será realizada uma série de atividades, tais como a construção de 80 canteiros bio-sépticos em residências da comunidade próximas à lagoa; cursos de Educação Ambiental focando a conservação de recursos naturais, a sensibilização e o envolvimento coletivo dos moradores da região; a revegetação de 10 hectares de mata ciliar da lagoa, pelo plantio de 25.000 mudas de espécies nativas; e a realização de cursos para produção local de adubo, utilizando uma técnica conhecida como compostagem.
A Associação conta com parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que é o órgão responsável pela gestão da RESEX. A equipe de analistas ambientais da unidade foi responsável pela elaboração do projeto e vem colaborando em todas as ações desenvolvidas. O projeto também conta com a parceria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), Prefeitura de Aquiraz e IBAMA.
A duração do projeto será de dezoito meses, contados a partir do início desse ano. As ações do projeto possibilitarão a recuperação do principal recurso hídrico superficial da RESEX, conscientizando a comunidade quanto à importância da conservação do meio ambiente, e, dessa forma, garantindo a melhoria da qualidade de vida local. Os resultados alcançados serão divulgados para a sociedade em geral.